quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Vila de Alter do Chão está momentaneamente sem médicos para atendimento aos moradores

O prédio da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Alter do Chão - Foto: Agencia Santarém
O Distrito de Alter do Chão, famoso pelas belezas naturais e, principalmente, por dispor de uma das mais belas praias do Brasil, passa por um quadro de instabilidade com relação ao atendimento à saúde dos moradores. A Vila famosa está sem médicos pra atender a população local.

Segundo relato de moradores, as duas médicas que fazem o atendimento local estariam sendo desligadas. Uma delas, pela insatisfação com a gestão, por conta da falta de atenção em relação às demandas apresentadas. A outra médica pediu para se afastar do cargo por ter sido aprovada na Residência Medica. A primeira informação não foi confirmada pela reportagem.

A unidade de Saúde de Alter do Chão conta atualmente, com duas médicas. Doutora Kamila Vieira da Silva, médica da Estratégia Saúde da Família e doutora Mariana Leite, que atende pelo programa do governo federal 'Mais Médicos', e que recentemente passou a ser chamado 'Médicos por todo o Brasil'.

De acordo com informações apuradas pelo Blog, a doutora Kamila Vieira, que atende o programa Estratégia Saúde da Família, está em gozo de férias. Já a doutora Mariana Leite pediu desligamento por ter sido aprovada em Residência Médica e estar migrando para o programa Médicos pelo Brasil.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Sueleide Bonfim, “a dificuldade de contratação de médicos tem sido grande, nós estamos tentando com vários profissionais, pra colocar na equipe, pra deixar a equipe completa. Infelizmente, no momento, nós ainda não temos. Mas, estamos contactando com alguns profissionais e já temos promessas de que agora em setembro já tem medico vindo pra Santarém, e provavelmente, poderemos colocar em Alter do Chão, principalmente na unidade 24 horas”.

Ainda de acordo com a enfermeira, até o medico que fazia plantão na Vila, teve que abandonar a função em virtude de um problema de saúde de sua genitora (mora só ele e a mãe), por isso a Unidade 24 Horas está, no momento, sem médicos. Mas, segundo Sueleide, “a Semsa já está em negociação com alguns médicos para que possam entrar no quadro do 24 horas”.

A enfermeira ainda confirmou que a doutora Kamila, de fato, já manifestou interesse em deixar a Vila. Daí a procura com urgência para encontrar um outro médico para suprir a demanda. 

A assessoria de comunicação da Semsa confirmou as informações e ressaltou que a secretaria já está buscando a contratação de medico para suprir a vaga deixada pelo “Mais Médicos”.

Nova
A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Alter do Chão foi entregue pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 25 de março deste ano. O prédio totalmente novo, fica localizado na travessa Nossa Senhora da Saúde, entre ruas Argentino Sardinha e Tabatinga, no bairro Nova União, em Alter do Chão.

Sobre as UBS
A atuação das UBS (Unidades Básicas de Saúde) é fruto de uma ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para integrar a operação da rede de saúde pública no Brasil. A proposta principal é oferecer atendimento especializado em postos de saúde instalados nos bairros, de modo a facilitar o acesso da população e descongestionar o fluxo de pacientes nos grandes hospitais.

Na UBS é possível marcar consultas para as áreas de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia. Além disso, as unidades também estão preparadas para fornecer cuidados relacionados a Odontologia e Enfermagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ufopa lança editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola 2020

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Comissão Permanente dos Processos Seletivos da Ufopa, lançou os edi...