quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Edital seleciona mediadores e conciliadores voluntários para atuarem no judiciário, em Santarém. O prazo encerra nesta sexta, 02

Foto/divulgação: TJPA/NUPEMEC


Encerra nesta sexta feira, 02 de agosto, o prazo para os interessados em se inscrever no edital que irá selecionar pessoas interessadas em compor o Cadastro de Mediadores e Conciliadores Judiciais. Os selecionados  irão atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC, da Comarca de Santarém.

A seleção é promovida pela Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA) em conjunto com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução Conflitos (NUPEMEC).

O edital foi lançado no último dia 30 de julho, no Diário Oficial do Estado. As inscrições iniciaram no dia seguinte ao lançamento e encerram nesta sexta, dia 02 de agosto.

Os selecionados passarão por um curso de formação de Mediadores Judiciais do TJPA, com vistas a formar novos mediadores para atuarem no CEJUSC da Comarca de Santarém, nos moldes da Resolução n° 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, combinado com as emendas n° 01 e 02 do CNJ, em consonância com as normas aplicadas pelo Novo CPC/2015 e a Lei 13.140/2015.

O Cejusc é um centro de conciliação e mediação de conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que funciona no Fórum da Comarca de Santarém, de segunda a sexta feira, de 8h00 às 14h00.

Pelo órgão, são atendidas diversas demandas como, de família: divórcio, alimentos, guarda, reconhecimento voluntário de paternidade, demandas de cobrança.

De acordo com Alice Siqueira, servidora do Cejusc, “o mediador atua como facilitador entre as partes que estão em um líder processual, ele não julga, não propõe, não aconselha ou orienta, somente media a conversa”.

Para ser mediador, um dos critérios é ter graduação há pelo menos dois anos, disponibilidade de horário para realizar as mediações, dentre outros requisitos de praxe em concurso. O curso de formação de Mediadores Judiciais do TJPA é certificado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Conforme o edital, será realizada uma entrevista com os candidatos, de 06 a 09 de agosto, nos turnos da manhã e tarde. Na sequência, inicia a parte teórica do curso, com duração de uma semana, de 19 a 23 de agosto, também pela manhã e tarde.

Concluída a parte teórica, os mediadores darão inicio à parte pratica, ou seja, passam a exercer o papel de mediador.

Outras informações estão no edital.


Fonte: TJPA 
Colaboração: Alice Siqueira e J. Ninos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ufopa lança editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola 2020

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Comissão Permanente dos Processos Seletivos da Ufopa, lançou os edi...